O inverno chegou e agora a tendência é ficar cada dia mais em casa. E para tornar o seu lar mais aconchegante para esta estação, existem algumas dicas simples que podem transformar o clima.
Com os espaços quentinhos, fica mais fácil curtir cada cantinho do seu lar. Veja algumas dicas de como fazer isso:
Iluminação
A iluminação é o primeiro passo para trazer aconchego para a sua casa. Investir em lâmpadas com temperatura quente – aquelas mais amareladas –, pode ser a escolha certa para aquecer o ambiente, bem como o uso das luzes indiretas, que trazem conforto e aconchego.
As que são indicadas para essa finalidade são aquelas que possuem temperatura de cor abaixo de 3000k. A tonalidade amarelada, é mais romântica, mais relaxante, mais aconchegante, enquanto as luzes brancas estimulam o cérebro.
Texturas
As texturas trazem clima mais aconchegante para a sua casa. As mais usadas no inverno são:
- Tricô
- Lã
- Veludo
- Linho
- Microfibra
E você pode usar em vários ambientes, como preparar uma cama bem aconchegante, adicionar mantas nos sofás e poltronas e usar tapetes macios e confortáveis na sala ou no escritório.
Para o quarto das crianças, tapetes para que elas possam brincar no chão à vontade.
Paleta de cor
Os vermelhos, laranjas e amarelos são as cores quentes, pois são mais vibrantes e alegres, enquanto os tons de roxos, azuis e os verdes são reconhecidos como cores frias por acalmar e trazer uma sensação relaxante ao ambiente.
Na harmonia do gráfico das cores, os tons quentes em cômodos menores podem ser um pouco sufocantes quando usados em exagero. Ao mesmo tempo cores muito frias e neutras em demasia acarretam um espaço frio e sem vida.
Veja quais as impressões das principais cores:
- Laranja: Quente, carrega energia e impressão de calor
- Vermelho: Tom mais arrojado e intenso
- Amarelo: Remete à figura do sol e os sentimentos de alegria, prosperidade
- Azul: Tranquilidade, sensação de frescor
- Verde: Natureza por perto
- Violeta: Tons claros que simbolizam a calma
- Preto: Demonstra sofisticação e neutralidade nas composições.
Acessórios certeiros
Não faltam itens decorativos que contribuam para o aconchego dos ambientes, almofadas, mantas e colchas estão entre eles. Para todos os elementos de tecido, a escolha deve ser por peças produzidas em malhas ou linhos ou lãs, que ajudam a aquecer.
Cortinas com detalhes charmosos como uma barra diferenciada ou pequenas pregas, assim como os tapetes de pelo alto macio, são elementos que vestem os espaços perfeitamente para a época.
Plantas
As plantas também são muito bem vindas no inverno, já que trazem renovação, alegria e aconchego para o ambiente.
Algumas plantas podem ser cultivadas sem medo no inverno porque precisam de pouca luz. Veja algumas opções:
- Lírio da paz: Tem a aparência branca e delicada, e surge em meio a suas folhas verdes e finas. Pode ser cultivado dentro de casa.
- Antúrio: tem flores exóticas e com partes vermelhas exuberantes. As regas devem ser feitas moderadamente, para que não haja encharcamento.
- Violetas: Consideradas flores delicadas. Não suportam incidência de solar direta e também não toleram excesso de água.
- Begônias: São flores delicadas e que necessitam de alguns cuidados como o cultivo em substrato fértil e também não se deve molhar as folhas durante as regas.